Manaus registra temperaturas recordes e chuvas de granizo no interior do Amazonas
Manaus, a capital do Amazonas, registrou temperaturas recordes na primeira semana de setembro, com os termômetros chegando a 38ºC. No mesmo período, duas cidades do interior do estado, Boa Vista do Ramos e Juruá, registraram chuvas de granizo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manaus registrou a temperatura mais alta do ano na quarta-feira (6), com 38ºC. No sábado (2), a temperatura chegou a 37,8ºC, batendo o recorde anterior, registrado em 2015.
As queimadas e o desmatamento da Floresta Amazônica, em parte do estado, também têm ajudado a elevar as temperaturas ao longo dos anos.
Em Boa Vista do Ramos, a chuva de granizo caiu na última terça-feira (5), e causou prejuízos no município. O temporal provocou alagamento na cidade e destruiu uma casa na área rural e deixou duas pessoas feridas, incluindo uma criança.
Já em Juruá, a chuva de granizo caiu sobre a cidade na sexta-feira (8). Segundo informações de moradores, além da destruição de dezenas de casas e prédios públicos, várias pessoas ficaram feridas com pequenas escoriações pelo corpo.
Em ambos os casos, a Defesa Civil Municipal afirmou que está acompanhando o caso e equipes do órgão estão atuando na avaliação dos danos materiais e no auxílio às famílias afetadas.
Os meteorologistas do Inmet alertam para a possibilidade de novos recordes de temperatura em Manaus nos próximos dias.
Nenhum comentário