Parintins entre bois e sabores: Um roteiro Turístico que encanta os sentidos
A cidade de Parintins, conhecida por sediar o maior e mais belo Festival Folclórico do mundo, oferece uma experiência turística única, repleta de atrativos culturais, culinários e naturais. Seja durante as festas dos bumbás Caprichoso e Garantido ou fora da alta temporada, Parintins promete uma vivência inesquecível.
Mercado Leopoldo Neves
Ao adentrar o charmoso Mercado Municipal Leopoldo Amorim das Neves, localizado no centro histórico de Parintins, os visitantes são imersos na rica cultura local. Com uma visão deslumbrante do Rio Amazonas, o mercado oferece produtos regionais, desde bolinhos de crueira, passando pelo pão com tucumã, até pupunha, além de artesanatos, souvenirs e produtos da medicina natural. Inaugurado em 1936 e renovado em 2019, o mercado é um reflexo da diversidade cultural da cidade.
Catedral de Nossa Senhora do Carmo
Após um delicioso café no Mercado Leopoldo Neves, a jornada segue para a imponente Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Construída a partir de 1961, a igreja de arquitetura europeia desempenhou um papel crucial na história do Festival de Parintins, sediando sua primeira edição em 1965 e os recursos do evento destinados obra. A torre, finalizada em 1981, foi coordenada pelo engenheiro parintinense Simão Assayag no interior do templo estão pinturas realizadas pelo saudoso irmão Miguel de Pascalle e seus alunos que hoje brilham como artistas dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Bumbódromo
O Centro Cultural e Desportivo Bumbódromo é o palco do maior festival cultural do Brasil, apresentando o espetáculo dos bois Caprichoso e Garantido. Além do período festivo, o Bumbódromo proporciona uma experiência única, revelando os bastidores do mundo artístico parintinense. Inaugurado em 2013, o local abriga biblioteca, cine clube, oficinas artísticas e um museu dos bois, permitindo aos visitantes uma imersão na rica tradição cultural local.
Curral do Boi Caprichoso
O Curral do Boi-bumbá Caprichoso está localizado na Rua Gomes de Castro, área central de Parintins. Denominado de Complexo Zeca Xibelão, em homenagem ao seu primeiro Tuxaua, José Monteiro Dutra, que confeccionava seu próprio capacete, ganhou o apelido de Xibelão do primeiro bispo de Parintins, Dom Arcângelo Cércua, que observou que o brincante gostava muito de “Xibé”, alimento de raízes indígenas resultante da mistura de farinha de mandioca e água.
O Curral Azul e Branco é a casa de eventos, mas também abriga os setores administrativo, social, comunicação, Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale e eventos do Boi Caprichoso. Quem visita o local conta com o mirante Arlindo Jr, uma estátua onde está localizado o Pavilhão do bumbá para homenagear um dos maiores ícones do Caprichoso.
Uma das grandes novidades dos últimos anos do Boi Caprichoso é o Centro de Documentação e Memória Caprichoso (CEDEM), onde se reúne a história por meio de depoimentos, fotografias, jornais, revistas. Além disso, um pequeno museu com parte da história do Boi Caprichoso também está disposto no complexo.
Na parte administrativa, uma área com estátuas dos principais baluartes da Tradição Caprichoso, Roque Cid, Luiz Gonzaga e Luiz Pereira servem como área instagramável para os visitantes.
O Complexo Lindolfo Monteverde, conhecido pelos torcedores como Cidade Garantido, abriga o curral do bumbá, os galpões de alegorias, o setor administrativo, social e uma praça de alimentação. Está localizado na estrada Odovaldo Novo, e quem chega ao local logo se depara com vários boxes, onde estão posicionados bares e lanchonetes, também é possível observar o mastro com a bandeira vermelha e branca demarcando seu território.
A visita é guiada por integrantes da agremiação que apresentam a sala de troféus e um busto de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido.
Atrás do palco de ensaios, encontra-se o galpão de fantasias, situado às margens do Rio Amazonas, oferecendo uma visão privilegiada para quem gosta de registrar o pôr do sol.
Parintins, com sua rica herança cultural e beleza natural, convida os turistas a explorarem suas tradições e a se encantarem com a magia que permeia cada canto desta cidade única na Amazônia.
Redação Amazon Best - Portal Festival de Parintins
Nenhum comentário