Últimas

Escola de base para formação de mestres-salas e porta-bandeiras abre inscrições gratuitas para nova turma, em Manaus (AM)




 Recepção de novos alunos e retorno das aulas será marcado por seminário, ministrado por Raphael Rodrigues, 1° Mestre-Sala do G.R.E.S Paraíso do Tuiuti.

A Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira - A Fênix - Alexandre Silva, iniciou nesta terça-feira, 27/8, o período de inscrições para sua formação continuada de casais, visando a preparação para o carnaval 2025. A capacitação gratuita que ocorre anualmente, é voltada para alunos(as) novatos e veteranos, com ou sem experiência, que almejam aprender a arte do Mestre-Sala e da Porta-bandeira, para futuramente ingressar nas Escolas de Samba. 

Para o presidente da escola e mestre, Alexandre Silva, a expectativa é sempre positiva. “A esperança é sempre que a escola promova um ensino eficiente, mas também ofereça valores éticos, que vão além do ensino da dança, preparando os alunos para a inserção no mercado, e representando para muitos jovens e adultos que fazem parte do projeto, uma extensão da própria casa. Esperamos formar mais uma turma de mestres-salas e porta-bandeiras comprometidos com a arte, cultura, e tradição, potencializando sempre o respeito pelo pavilhão que carregam ou carregarão no futuro”, pontua.

O início da temporada está marcado para ocorrer no dia 11 de setembro, a partir das 19h30, no Butiquim da Aparecida, localizado na Rua Ramos Ferreira, 102, no bairro Nossa Senhora de Aparecida, Zona Sul de Manaus. O primeiro encontro será marcado por um Seminário, a ser ministrado por Raphael Rodrigues, 1° Mestre-Sala do G.R.E.S Paraíso do Tuiuti, escola de samba do Rio de Janeiro (RJ), que estará em Manaus para a atividade.

 O evento de acolhida e recepção dos novos alunos, acontece em parceria com o projeto “Giro, Bailado & Riscado”, idealizado por Raphael. “Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado pela arte do mestre-sala e da porta-bandeira, o quanto sou louco por isso e, vivo isso diariamente. Fazer esse seminário em parceria com a escola A Fênix, está sendo maravilhoso. Ver todos esses alunos, crianças, adolescentes, jovens e adultos dando seguimento em nossa arte. Eu não vou dançar para o resto da vida, amanhã posso estar parando, mas eu quero que isso continue. O Giro, Bailado & Riscado foi criado para isso, para aprimorar o seguimento. Estou muito feliz em desenvolver essa parceria, e ansioso para que chegue logo esse encontro”, avalia Raphael Rodrigues.

Presidida por Alexandre, a escola tem como principal objetivo manter a tradição do Carnaval, promover e desenvolver a qualificação inicial de novos artistas que desejam mostrar toda a elegância e a arte desta dança, no maior espetáculo cultural do planeta. Todos os professores do curso básico são colaboradores voluntários.

Mais de 200 alunos já passaram pela escola, que recebe pessoas de Manaus e diversas cidades do interior do Estado. Além de ministrar palestras, simpósios, seminários e workshops sobre o tema, a escola atua na inserção e acompanhamento dos alunos nas Escolas de Samba. Todas as escolas de samba dos Grupos Especial e de Acesso da capital amazonense possuem casais de Mestre-sala e porta-bandeira, que passaram pelo processo de formação na instituição.

Para a 2ª porta-bandeira do G.R.E.S Unidos da Cidade Nova, Layane Alice, que estreou no Carnaval de Manaus, em 2024, os ensinamentos aprendidos durante a formação da última turma, foram de suma importância. “A escola contribuiu bastante para minha formação como porta-bandeira, em todos os sentidos. Durante as aulas, aprendemos tudo o que uma porta-bandeira precisa saber fazer, com o principal símbolo da escola de samba em mãos. O mestre nos ensina que devemos conduzir o pavilhão com gestos leves, graciosos e de reverência”, explica.

Para participar da formação, a idade mínima exigida é de 5 anos e não há idade máxima. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponibilizado nas mídias sociais da escola, com todos os dados solicitados, para validar a participação nas aulas. No caso dos menores, o preenchimento do formulário deve ser realizado pelos pais ou responsáveis.

Para participar das aulas é necessária a aquisição do uniforme. As camisas são vendidas pela própria direção, no valor de R$ 40,00, visando a padronização e identificação dos alunos durante os ensaios, eventos e ocasiões especiais.

SOBRE O CONVIDADO

Raphael Rodrigues é um mestre-sala de escola de samba brasileiro, duas vezes campeão do carnaval carioca. É vencedor do Estandarte de Ouro, considerado o "Oscar do carnaval", entre outros prêmios como Tamborim de Ouro, S@mba-Net, Estrela do Carnaval e Tupi Carnaval Total.

Formado pela Escola de Mestre Manoel Dionísio, Raphael se interessou pela dança de mestre-sala aos oito anos de idade. Quando adolescente, foi jogador de futebol, tendo passado pelas categorias de base do Olaria Atlético Clube. Deixou o futebol para seguir no carnaval.

Foi mestre-sala de escolas como Unidos de Vila Isabel, Unidos do Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira, União da Ilha e atualmente na Paraíso do Tuiuti. Também participou do carnaval de Uruguaiana, desfilando pelo Império Serrano. Entre 2013 e 2014, presidiu a escola Império Rubro-Negro.

CURIOSIDADE

Figuras importantes para a tradição carnavalesca por conduzirem o símbolo da escola de samba, o casal deve desfilar com elegância e leveza, e sua vestimenta é construída de acordo com o enredo da apresentação. Na avaliação da categoria, são consideradas a dança e a indumentária do mestre-sala e da porta-bandeira.

A porta-bandeira é responsável por empunhar a bandeira, o principal elemento de uma escola de samba; enquanto o mestre-sala possui a função de cortejar a porta-bandeira e defender o pavilhão, como também é chamada a bandeira. Com o principal símbolo da escola de samba em mãos, o casal também tem o papel de representar a agremiação no desfile. Como, ainda, o objeto que conduzem não pode ser tocado por qualquer um, eles também atuam na sua proteção.

Mais informações:

Henrique Dias - (92)9 88388286

Foto01: Henrique Dias e Flávia Nascimento ( 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-bandeira do G.R.E.S. Unidos da Cidade Nova).

Foto02: Layane Alice ( 2ª Porta-bandeira do G.R.E.S. Unidos da Cidade Nova).

Foto03: Raphael Rodrigues (Palestrante - 1º Mestre-Sala do G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti)


Nenhum comentário