Últimas

Folia e meio ambiente: Arraiá do Cafundó promete festança e ação de conscientização climática



Danças tradicionais, música ao vivo, comidas típicas e... meio ambiente. Marcado para o dia 2 de agosto de 2025, o tradicional "Arraiá do Cafundó", localizado na comunidade de mesmo nome, no bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, promete levar muita alegria aos moradores em mais uma edição. 


A ideia do evento é seguir mantendo as brincadeiras tradicionais que fazem a magia das festas de São João serem marcantes, como as brincadeiras de Correio Elegante, Barraca do Amor e pescaria.


O evento também vai contar com intervenções de cartazes de conscientização e lixeiras seletivas em pontos estratégicos para interagir com a população que vai se divertir. 


"Assim como todas as periferias, somos uma comunidade que ao longo dos anos naturalizou alagamentos, calor e poucas políticas públicas para viver com qualidade. Essa forma de manifestação mostra que a periferia é a mais exposta a esses problemas e precisamos ter ciência do nosso cenário para manifestar provocações", afirma um dos coordenadores do arraial, Mauricio Max.


Uma das fundadoras do evento, Celivalda Demétrio, afirma que o evento carrega a essência das festas em comunidade. "Aos que comparecerem no nosso arraial, irão se deliciar com as melhores comidas e um povo que sabe receber os visitantes sempre com um belo sorriso no rosto e muita diversão. Todo mundo está convidado", disse a moradora. 


O Arraiá do Cafundó é inteiramente apoiado pela comunidade através de doações de moradores, comerciantes locais e empresários que têm ligação com a comunidade. Bingos para angariar recursos para o evento também são promovidos pelos comunitários para custear despesas do evento. 


As parcerias também são feitas com espaços, associações e coletivos, como o Periferia Respira, Capela Santa Rita de Cássia, Associação Navezuarina, Instituto Pérola e Arte Ocupa

 

Nenhum comentário