Últimas

De candidatura ameaçada às entrevistas memoráveis, Ida Silva segue firme na luta pela presidência do Garantido



 Única mulher na disputa pelo cargo máximo do ‘Boi do Povão’, a candidata enfrentou uma quase rasteira política e está no páreo para o pleito no vermelho e branco

MANAUS – Após enfrentar uma turbulência que quase a tirou da disputa, Ida Silva cedeu sua terceira entrevista a grandes veículos do Amazonas. Depois de ter passado  pelo AMN Podcast do jornalista Marcos Pontes e do “Item 19 - o Podcast da Galera”? do portal A Crítica com os jornalistas Layanna Feitosa e Dante Garça, desta vez foi o  “Bastidores dos Bumbás” apresentado por Bárbara e Fred Lobão, que bateu recordes de participação.
 Em todas as sabatinas, Ida Silva comentou seus planos para o Boi Garantido; apresentou propostas contundentes, como o uso de pulseiras antecipadamente distribuídas para evitar a fila torturante para adentrar as arquibancadas das galeras; a construção de um novo galpão próximo ao bumbódromo e sobre os ataques que sofreu por parte de adversários que não queriam ter a única mulher na disputa.

Em uma das entrevistas, Ida Silva foi questionada sobre a possibilidade de não poder disputar a eleição por conta de um processo no Conselho de Ética, que já foi arquivado inclusive. Sobre  o tema, a candidata comentou. “Foi uma manobra dos meus adversários na tentativa de me rasteirar politicamente, mas, deixei tudo às claras e o Conselho de Ética arquivou o processo. Foi uma vitória não minha, mas, de todos que querem ver uma mulher na presidência do boi e claro, do processo democrático no Garantido afinal, tem candidato que já perdeu galpão do boi e está aí disputando, por que eu não poderia participar?”, questionou com bom humor.

Outro tema que rendeu foram as propostas apresentadas por ela. Ida defende a experiência bem-sucedida do Governo do Amazonas na Festa dos Visitantes em 2023. “O Governador Wilson Lima usou a inteligência e produziu a melhor Festa dos Visitantes da história do Festival, por duas razões simples: Fez no Bumbódromo que tem uma superestrutura para dar conforto ao povo e mandou distribuir pulseiras em postos selecionados. Resultado: todo mundo entrou sem estresse e não foi preciso passar o dia todo na fila pegando sol e chuva”, observou. “Pergunta-se: por que não utilizar o mesmo sistema para acabar com a penúria da fila das galeras?”, questionou.

Luta continua

Questionada também sobre a construção do tão sonhado galpão próximo ao bumbódromo, Ida Silva não só enalteceu a proposta do Governo do Estado de construir uma nova estrutura, como mantém firme a bandeira de construção da obra. “Parabenizo a vontade do Governador Wilson Lima em dotar os bois de novas estruturas, porém continuarei com minha proposta porque entendo que o governador faz a parte dele e eu faço a minha. A parte dele é prometer um galpão e a minha é de lutar por essa promessa e, independente disso, eu mesma, como presidente eleita, correrei para construir esse galpão”, sentenciou. “Até porque já era para esse galpão existir, mas, quem tem memória política sabe quem impediu isso”, criticou.

Em outros momentos, a representante feminina na disputa presidencial, deixou clara suas posições no campo artístico. “Não mexerei a priori em itens e o artístico possui experiências positivas nos últimos anos que podem ser agregadas. É preciso montar um time experiente, mas, com uma visão renovadora e técnica. Defendo um boi artisticamente emocional, porém, seguramente técnico!”, adiantou.
Ela também tem posições na área social. “Reativar a Universidade do Folclore. Como? Recorrendo a parceiros experientes nas áreas de edital e, nesse caso, já temos nomes”, afirmou. “Claro que faremos isso sem ferir nossos patrocinadores de arena que aliás, em minha gestão, se eleita, serão tratados com o respeito que merecem porque são eles que pagam a nossa festa”, finalizou.

Nenhum comentário